Avançar para o conteúdo

A Fundação do Gil existe desde 1999 e tem como missão a promoção do bem-estar clínico, social e emocional das crianças e jovens doentes, através da criação de estruturas de apoio que lhes permitam melhorar a sua qualidade de vida, acelerar, em alguns casos, o regresso à família, e sonhar com a possibilidade de recuperar em pleno os seus projetos de vida.
Desde que foi criada, a instituição tem sido pioneira no desenvolvimento de projetos de saúde pediátrica e reintegração social, como a Casa do Gil e o Apoio Domiciliário.


Inaugurada em 2006, a Casa do Gil é o único Centro de Acolhimento Temporário Infantil com cuidados pós-hospitalares. Recebe crianças com idades compreendidas entre os 0 e os 12 anos de idade, devidamente sinalizadas e provenientes dos hospitais, e que se encontram em risco clínico e/ou social.

Criado em 2006, o projeto UMAD – Unidades Móveis de Apoio ao Domicílio, apoia crianças com doença crónica e suas famílias, permitindo o seu regresso a casa, após o internamento hospitalar, assegurando o seu acompanhamento clínico e social.